Esporte

Massa anuncia aposentadoria da Fórmula 1 após 14 temporadas


 Após mais de 14 anos de sua estreia, o brasileiro Felipe Massa anunciou nesta quinta-feira (01) que não correrá na Fórmula 1 a partir da próxima temporada. O piloto de 35 anos confirmou que não renovou contrato com a Williams e que encerrará sua longa história na categoria.
"Eu tenho tantas grandes memórias ao longo dos últimos anos e agradeço a todas as pessoas e a todas as equipes por que passei e me ajudaram a chegar onde estou hoje. Minha carreira foi mais do que eu esperava e estou orgulhoso do que consegui", disse Massa em comunicado divulgado pela Williams.
Desde a estreia de Massa na Fórmula 1, no GP da Austrália em 2002, já foram 242 participações do piloto brasileiro em corridas, com 11 vitórias e 14 pole positions, em 14 temporadas na Fórmula 1 – ele só ficou de fora de 2003. Até o fim do ano, se participar das oito provas restantes como previsto, ele se despedirá com a marca de 250 GPs na carreira.

Reprodução/Twitter
Massa ainda ficou próximo de conquistar o Mundial de Pilotos de 2008, mas acabou com o vice-campeonato quando defendia a Ferrari. "Lutei pelo título também, mas perdi por um ponto. Ainda assim, sigo sendo uma pessoa feliz e serena. A temporada 2008, entretanto, também está ligada ao pior momento da minha carreira. Não falo do acidente na Hungria no ano seguinte, pois não me lembro absolutamente de nada que aconteceu em Budapeste", escreveu o piloto em coluna publicada no site Motorsport.
"No entanto, lembro-me muito bem de quando descobri o que aconteceu no GP de Cingapura de 2008 - e falo do 'crashgate'. Sem aquele incidente, eu provavelmente teria vencido o campeonato e sei que não venci por razões que não estão relacionadas a problemas de pilotagem ou da equipe. Então é mais difícil de aceitar", completou.
O último triunfo de Massa na Fórmula ocorreu na etapa final de 2008, no GP do Brasil. Para ele, a prova em Interlagos na atual temporada, no dia 13 de novembro, será especial.
"Olhando para o futuro, será especial o meu último Grande Prêmio do Brasil. Eu sei que oficialmente minha última corrida será em Abu Dhabi, mas emocionalmente o fim de semana de São Paulo será a despedida real pelo que significa para o meu coração", disse Massa.

Sobre o futuro no automobilismo, Massa deixou em aberto. "A vida nos apresenta muitas escolhas e eu acho que chegou o momento onde eu tenho fazer algo diferente. Talvez você me verá de novo ao volante de um carro de corrida, mas no momento a única certeza que tenho é que eu vou ter um longo tempo para decidir sobre o que fazer no futuro", explicou Massa na coluna.
Massa disse que a escolha de Monza, palco do GP deste fim de semana da Fórmula, para o anúncio não foi ocasional, Ele optou pelo mesmo lugar que o seu maior mentor na categoria, Michael Schumacher, confirmou a sua primeira aposentadoria em 2006.
"Eu escolhi Monza para anunciar a minha aposentadoria da Fórmula 1 não de forma acidental. Dez anos atrás, em Monza, um piloto anunciou que estava se aposentando também - e ele é um que teve mais influência do que qualquer outro na minha carreira: Michael Schumacher", disse na mesma coluna no "Motorsport".

Resultado de imagem


fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário